Para que serve a monocotiledônea? - Luli Radfahrer

sábado, 29 de novembro de 2008
Palestra de Luli Radfahrer na Descolagem #3. O tema desse ano foi A Educação no Século XXI.

Resumindo: não interessa pra ninguém saber o que é uma monocotiledônea, e que se o aluno quiser saber os afluentes da margem esquerda do Amazonas, ele vai no Google e pesquisa.

Vale muito a pena assistir.

Estudantes criam software de adição de vídeo

Não, não está errado. É adição de vídeo mesmo.

Dois estudantes da Universidade de Stanford, EUA, criaram um software capaz de editar vídeos de uma maneira inédita. Ele pode, por exemplo, mudar a fotografia de um porta-retratos ou de um quadro, ou sumir com certos objetos do cenário, ou inserir vídeo no vídeo.

A inteligência artificial do programa está tão avançada que é possível inserir um vídeo dentro de um outro vídeo e, se por acaso, o ângulo da câmera mudar, o vídeo inserido mantém as proporções definidas anteriormente.

Assistindo o vídeo abaixo fica mais fácil de entender.



Via Inovação Tecnológica

Função "Reproduzir tudo" não funciona

quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Estava há vários meses com esse problema, mas só agora encontrei a solução e resolvi postar pra ajudar alguém.

Descrição do problema: em uma pasta com músicas ou vídeos, ao clicar na opção "Reproduzir tudo" ou "Reproduzir seleção", aparecia um box com o título "Move to..." e em seguida outro "Copy to...". Cancelando as duas, o Windows Media Player tocava o que era pedido.



Resolução: gosto de testar programas dos mais diversos... não que eu vá usá-los, mas gosto de ter minha própria opinião sobre isso. Há algum tempo atrás, instalei o TuneUp Utilities, um "arrumador de Windows". Limpa o registro, acelera o boot, muda vários ícones, etc. Configurei de acordo com minhas preferências e ficou tudo legalzinho. Nenhum problema. Depois dessas configurações, o problema começou a aparecer. Cheguei a suspeitar do iTunes, que tinha sido desinstalado a pouco. Hoje, analisando o TuneUp, encontrei essas duas opções marcadas:


Apesar do título falar que essas opções aparecerão no menu de contexto (o do botão direito), desmarquei-as, pois as mesmas não apareciam com o botão direito.

TADAAAAAAAAAA!!!!

Problema resolvido. As músicas e os vídeos tocam sem aparecer nenhum box estranho.

Solução: o TuneUp Utilities 2007 tem um bug (ou eu traduzi errado, sei lá!!). Desmaque as opções Show Copy to folder e Show move to folder e o problema desaparece.

Pense em algo e seu celular fará

segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Celulares que não requerem o uso dos seus dedos já são uma realidade. Tudo o que você precisa fazer é pensar e seus "desejos se realizarão".

A NeuroSky desenvolveu um protótipo que interpreta as ondas cerebrais e as usa em aplicações móveis.

Por enquanto, o protótipo é até pequeno... parece um fone de ouvidos... bem parecido com aparelhos do gênero que vemos em desenhos animados.

No vídeo abaixo, o usuário melhora sua performance conforme vai se concentrando mais na tarefa.



Via dia a dia, bit a bit / NeuroSky

Moto-conceito Ferrari

sábado, 22 de novembro de 2008
Essa moto é somente um conceito...


Mais fotos aqui e aqui. Aproveite e veja a Honda conceito e o carro gambá.

Via Estranhos Europeus

Equipamento para nanotecnologia "made in Brazil"

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Um novo equipamento de uso laboratorial para a obtenção de óxidos de alta pureza em escala nanométrica acaba de ser lançado pela Nanox Tecnologia, empresa com sede em São Carlos (SP) especialista no desenvolvimento de materiais inteligentes por meio da síntese de óxidos e metais nanoestruturados.

A invenção, batizada de Nanox Hidrocell, vinha sendo desenvolvida desde 2005 pela empresa em parceria com pesquisadores do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid).

Óxidos nanométricos

Segundo Daniel Tamassia Minozzi, diretor de Operações da Nanox, os óxidos são uma importante classe química de minerais que compreendem um número enorme de compostos e têm uma ampla diversidade de aplicação.

"Os óxidos nanométricos são todos os óxidos que se inserem dentro da escala de medida de 1 a 100 nanômetros. Sua importância na área científica está no estudo de novas propriedades que não poderiam ser observadas em materiais com tamanhos maiores do que a escala nanométrica", disse à Agência FAPESP.

Os óxidos nanométricos, explica ele, apresentam uma vasta aplicação industrial, servindo, por exemplo, como matéria-prima para a produção de tintas e materiais cerâmicos, ou para a elaboração de compostos para microeletrônica e catalisadores.

Múltiplas aplicações

Os materiais de alta pureza gerados pelo equipamento também podem auxiliar na produção industrial de biocombustíveis e de polímeros, além de contribuir para a obtenção de materiais como sílicas utilizadas para o encapsulamento de fármacos.

"Na fabricação de polímeros, os óxidos nanométricos podem ser aplicados para obtenção de propriedades de resistências estruturais às radiações ultravioleta, por exemplo, sem alterar as propriedades do material", explicou.

Reator para nanopartículas

Para chegar a esses óxidos, o Nanox Hidrocell reúne dispositivos para o controle das variáveis do processo de obtenção de nanopartículas. Assim, diferentes simulações podem ser realizadas para que os pesquisadores encontrem os resultados mais satisfatórios em seus trabalhos.

"O equipamento é um reator microcontrolado que oferece versatilidade para a preparação de diversos tipos de compostos nanoestruturados que exijam algum controle de processo para sua obtenção", disse Minozzi, que tem graduação em química pela Universidade Federal de São Carlos e mestrado em ciência e tecnologia de materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Síntese hidrotérmica

A obtenção dos óxidos de alta pureza ocorre no equipamento pelo processo de síntese hidrotérmica. "Esse processo se caracteriza pelo controle das condições de contorno, que são as variáveis de temperatura e pressão. Devido a esse controle, os materiais sintetizados apresentam elevada pureza e alta reprodutibilidade", disse Minozzi.

Um dos principais diferenciais da tecnologia, segundo o pesquisador, está no formato do equipamento, cujo tamanho é reduzido, próprio para uso laboratorial, permitindo fazer vários ensaios com uma quantidade menor de reagentes químicos.

"O equipamento controla as principais variáveis do processo de obtenção dos óxidos nanométricos. Até hoje não conhecíamos um reator nacional formatado para pesquisa e desenvolvimento com os mesmos conceitos do Nanox Hidrocell", disse Minozzi. O equipamento conta ainda com dispositivos de segurança como sistemas de alarme de temperatura e pressão.

Reatores industriais

Além de estar dentro das normas técnicas específicas para reatores industriais, o produto conta com um sistema de coleta de dados em que o pesquisador pode acompanhar pelo computador o processo de obtenção dos óxidos e exportar os dados gerados para outros programas de gráficos e tabelas a fim de, por exemplo, escrever artigos e relatórios com base nos resultados.

Segundo Minozzi, a idéia da concepção do produto, desenvolvido em aço inoxidável, surgiu pela necessidade interna da Nanox Tecnologia em atender a uma demanda crescente de pesquisa e desenvolvimento dos materiais nanométricos.

"Até então, equipamentos com esse nível de sofisticação eram importados e não chegavam ao Brasil com um custo adequado para os laboratórios. Além disso, os pesquisadores tinham uma série de desconfortos em relação à manutenção e peças", afirmou.

Revestimento antimicrobiano

Criada em janeiro de 2005, a Nanox Tecnologia é uma empresa de nanotecnologia que produz e desenvolve soluções com materiais inteligentes de propriedades especiais e funções inovadoras.

A empresa já lançou um secador de cabelos com capacidade antimicrobiana o desenvolveu o material utilizado na fabricação de um bisturi autolimpante.

Via Inovação Tecnológica

Matrix over Windows XP (legendado)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008


Via inSUPORTÁveis

Anara Tower


Há um tempo atrás postei sobre o condomínio sobre um aterro em Dubai.

Mas quando eu vi essa foto no blog Grandes Obras de Engenharia, eu caí pra trás.

Essa é uma perspectiva de como deve ficar o Anara Tower, mais uma grande obra dos arquitetos e engenheiros de Dubai.

Esse monstro terá 625 metros de altura e abrigará residências, escritórios, um hotel e até mesmo galerias de artes.

As obras estão previstas para iniciar em abril de 2009.

Saiba mais e veja mais fotos aqui

Via Grandes Obras de Engenharia / Portal do Arquiteto

Esquerda totalitária: não é coisa só de Brasil

Não são só os políticos esquerdistas-pseudo-democráticos brasileiros que tomam atitudes totalitárias, ignorando as leis.

Na Alemanha, um político chamado Lutz Heilmann entrou com processo contra a Wikipedia por causa de um artigo sobre ele que, entre outras partes de seu passado, revela que ele trabalhou de 1985 a 1990 para a Stasi, a polícia política da Alemanha Oriental e descendente direta da Gestapo.

Lutz também não quer que seus eleitores-imbecis fiquem sabendo que ele não terminou a faculdade (o presidente do meu país tem menos estudo que a minha filha de 10 anos, e ele preocupado com a faculdade...) e que se envolveu com pornografia, como empreendedor.

Além disso tudo, ainda está processando-perseguindo três usuários que ajudaram a montar o artigo.

Heilmann, como todo político atual, não entende bulhufas de internet (na verdade, de coisa alguma), e exigiu em sua ação judicial que o endereço http://wikipedia.de parasse de redirecionar para http://de.wikipedia.org. Mas tanto este último, como o http://www.wikipedia.org estão funcionando perfeitamente.

Mais um do clã da Daniela a processar o host e não o autor... lamentável, herr Heilmann.

Via Meio Bit / Slashdot

Cursos online gratuitos

sexta-feira, 14 de novembro de 2008
A Intel disponibiliza já há algum tempo cursos online sobre as mais diversas áreas da Tecnologia da Informação.

ERP, CRM, Storage, Virtualização e Grid Computing são apenas alguns deles.

Acesse www.nextgenerationcenter.com, cadastre-se e aproveite essa boiada.

15000 icones para download

O Dori Prata, do Meio Bit, disponibilizou sua coleção de ícones para download. Todos estão no formato .PNG, portanto, nada de usar no Windows.

Clique aqui para ver o tópico e os links.

Lei sobre cyber-crimes pode (vai) prejudicar inclusão digital brasileira

O projeto de lei que determina as punições para crimes cometidos pela internet poderá ter implicações para a ampliação do acesso à rede mundial de computadores e para a inclusão digital no Brasil. O assunto foi tratado durante a 7ª Oficina para Inclusão Digital.

Para a analista de segurança Cristine Hoepers, do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), a intenção da lei pode ter sido boa, mas a falta de clareza do texto pode dificultar a vida de quem trabalha com inclusão digital no Brasil. "Na legislação vale a letra da lei, e não a intenção", avalia.

De boas intenções e políticos imbecis, o inferno tá cheio.

Provimento de acesso à Internet

Segundo ela, a primeira falha do texto é não deixar claro quem pode ser responsabilizado no caso de difusão de conteúdo malicioso. "Esse artigo pode não servir para punir quem deveria ou acabar punindo quem não tem culpa. No momento em que não fica claro o que pode ser enquadrado em crime, isso fica aberto a discussões", critica Cristine.

É isso aí, Daniela. Vamos processar o YouTube ao invés de quem publicou seu vídeo na praia!!!

Para ela, outro ponto polêmico do projeto é a necessidade determinada aos responsáveis pelo provimento de acesso à internet de armazenar dados e de informar às autoridades policiais os indícios da pratica de crimes. "Quem é o responsável pelo provimento de acesso à internet? Toda empresa que dá acesso aos funcionários, todos os telecentros, lan houses, cyber cafés. Se alguém quebrar a minha senha da rede wireless e começar a usar, eu estarei provendo o acesso à internet daquela pessoa", argumenta a analista.

Pense no gasto que uma lan house humilde de periferia terá de arcar para manter uma infraestrutura de datacenter profissional...

Lei nociva

Na avaliação de Everton Rodrigues, um dos coordenadores do Projeto Casa Brasil, criado pelo governo federal para promover a inclusão social, o projeto de lei é nocivo para a ampliação da inclusão digital no Brasil.

"Vai retardar tudo o que conseguimos avançar até hoje", diz. Segundo ele, os telecentros estarão sujeitos às penalidades impostas, pois são os provedores do acesso à internet dos usuários. Rodrigues também critica a aprovação do projeto sem a devida discussão com a sociedade. "Os senadores não entenderam o movimento da sociedade civil contra o projeto", afirma.

Dedo-duros

Para o coordenadora de telecentro Mário Callegari, de Santa Catarina, o projeto de lei é "hipócrito e ridículo", e vai transformar os telecentristas em "dedo-duros". Ele argumenta que a lei vai penalizar os mais pobres, que dependem de espaços públicos para acessar a internet. Além disso, a obrigatoriedade de armazenar os dados pode ser impraticável para os telecentros, que geralmente são instalados em pequenos espaços.

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, mas como os senadores fizeram alterações no texto, ele será apreciado novamente pelos deputados. A proposta cria 13 categorias criminais e endurece a pena para as infrações já existentes.

Infelizmente, a gente elege pessoas incapacitadas, que apenas querem manter o controle sobre nós, como se fazia há 40 anos atrás. Sem ouvir a população, não se faz coisa boa. Sem ouvir pessoas especializadas no assunto, faz-se as maiores burrices da história. Lamentável.

Via Inovação Tecnológica

[Off topic] Campanha: Mamãe eu quero subir no ranking do BlogBlogs!


Se você está cansado de ver blogs piores do que o seu subindo horrores no ranking do Blogblogs e o seu humilde blog lá, estacionado na traseira do ranking, essa é a sua chance. Nós vamos te ajudar a alcançar os lugares mais altos do ranking que é referência em qualidade no Brasil. Essa é a sua chance.

Grite para todo mundo ouvir: “Mamãe eu quero subir no ranking do BlogBlogs!”.

Não tem mistério nenhum. Chegou a hora de você deixar para trás aquele seu amigo blogueiro que alcançou a fama, sucesso e mulheres apenas postando imagens engraçadinhas, enquanto você, um jovem culto, mestre na arte da comunicação, não consegue nada além das visitas da sua mãe e da sua namorada. Chegou a hora de você figurar nas primeiras posições ao lado dos grandes nomes da blogosfera nacional.

A campanha Mamãe eu quero subir no ranking do BlogBlogs vai te colocar lá no topo, onde os melhores estão. Para participar é simples: Divulgue a campanha para o maior número possível de blogueiros.

A cada post sobre a campanha, o blog em questão deve linkar os outros blogs participantes. Esse é o segredo do sucesso amigão! Links. Não importa se você é PhD em Física Quântica ou se aprendeu a ler hoje. O esquema é linkar, linkar e ser linkado! Essa é a mágica da qualidade!

Anote a sua posição atual e, ao final da campanha, olhe para trás e dê risada do quão medíocre você era antes dessa campanha.

Não perca tempo, divulgue já para todos os seus amiguinhos. Não perca tempo. Link é relevância!

Essa é uma iniciativa dos blogs inSUPORTÁveis e Rafabarbosa.com.

Para participar também, é simples! Basta você comentar nesse post ou nesse, mandando o link da postagem sobre a campanha !

Tá aí uma coisa que poderia, não só ser voltada para audiência em blogs, mas para campanhas sérias de conscientização nacional. Se der resultado essa mobilização, com certeza será uma ótima ferramenta para o futuro.

-Update-

inSUPORTÁveisRafaBarbosa.com - SNES-ClassicsLazerPaguei MicoTotalmente ResponsaNerdPobreDesconspiraçãoAté Tu BrutusBoneco de MeiaCogumelos - O Crepúsculo - Triplo Sentido - Caixa Pretta - Papibakigrafo - Fester Blog - Estranhos Europeus - Mundo Afora - Igaum - Senhor Coxinha - Macacumor - Jacaré não come Alpiste - Muita Pimenta - Blog Stereo - Portal Brogui - AJ - Seu estranho - E-Fail - Speed Racer Go Brazil - Pica Pau Brazil - Blog da Mandioca - Malcan - Kamikaze Blog - Mamão Papaia - Malvada - Blog Alternativa - Praticando Humor - Resistance Base - Tudo a ve - Esqueci as chaves - Os Gugas - Foodasticos - Medo do Ego - Denker - Quarto Universitário - SlinkBlog - Café com Pão - Blog do Tiago - Pior -XGoogle - Momento Piada - Fábio P. - Blogando Blog - Seu Boga - Drax - Corto Cabelo e pinto - Outside - Balabusca - Void - Torresmo Fresco - Quatro Minutinhos - Que Mario? - O Padre Voador - Mundo Véio - Mente Vazia é Oficina! - Cogumelo Louco - Vipuraí - Velho - N3tho - Corvos de Malta - NadaVe - Na Mosca - Bate Cabeça - Tô Zuando - Xerox66 - Comic World - Bravus - D_Ver@s - Medsi Downloads - Plano Beta - Sónaboa - Blog do Catarino - Dekantalabassi - O que rola na net - Infonet News - Dia Quente - Minino Bobo - Toques de Prazer - Erro 404 - Jose Carlos Jr. - Eh Memo - Gestantes - Blog do Ananias - Humoroto - Dicas na net - CRPO - Um Tudo - Cérebro de Batata - Seita Sempuu - {D}efeitos Especiais - Papo de Buteco - Tio Punk - @Grega - Oncioso - Suspensa - Vai Digitando - Top Pacaralhu - DJ Magu - SempreON - Pigg - Balastraca - Tudo Junto - Cidadão Maluco - Mundo dos Blogues - Usuário Compulsivo - A vaca foi pro brejo - Nerd Somos Nozes - Falando Dormindo - Cerebelo na Brita - Efeito Joule - Giba Net - Cozinha Masculina - Blog do Inho - Grãos de areia pelo infinito - Criativo de Galochas - Tríade Nerd - Athanazio - The LG blog - Zine Acesso - Irrealidade - Sempre Tops - Deliárea Remodelações - Ferramentas Blog - Mente com curiosidades - Girls Wireless - X com tudo dentro - Tô Atoa - Warning Downloads - Boa Grana - Vixe Mano - Blog Direção - Anderson Nascimento - Swell - Blog do Galvão - Popular Nem Tanto - Irradiando Luz - Só piadas - Quadrideko - Computação Móvel - Blogaragem - Peido de Véia - Códigos Blog - Zoom Digital - Blogando 2.0 - Rock dos Lokos - Rondonia Fest - Malandro eh o pato - Riso em foto - Amenidades da Cristandade - Capa Verde - Ah! tri Né!Asttro! - OMEdI - Technolelo

Novas tecnologias permitem narizes eletrônicos melhores

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Juntando um sensor ultra-sensível, capaz de detectar centenas de diferentes compostos químicos, com um programa de reconhecimento de padrões, cientistas do laboratório NIST, nos Estados Unidos, criaram uma nova técnica para a fabricação de um nariz eletrônico.

Usos do nariz eletrônico

Além de monitorar processos industriais - na indústria de alimentos, farmacêutica e de produtos de beleza - e garantir a segurança de astronautas - detectando qualquer emissão tóxica no interior da nave - o nariz eletrônico é uma ferramenta cada vez mais pesquisada para a detecção de contaminantes ambientais e até de agentes patogênicos que possam estar se espalhando pelo ambiente.

Detectando cheiros desconhecidos

A grande vantagem da nova abordagem, em relação aos narizes eletrônicos já existentes, é a capacidade para detectar assinaturas químicas para as quais o nariz eletrônico não foi previamente treinado. Embora já existem equipamentos semelhantes com sensores à prova de desgaste, o módulo de reconhecimento adapta-se automaticamente às variações nas respostas do sensor à medida que ele envelhece.

O sensor do nariz eletrônico é na verdade um conjunto composto por oito sensores integrados, cada um construído para detectar uma família diferente de compostos químicos - os cheiros chegam até o nosso nariz na forma dos chamados elementos-traço, minúsculas quantidades de compostos químicos que representam a "assinatura" de cada material ou produto.

Essas moléculas cheirosas ativam neurônios sensoriais que transformam as interações químicas em sinais elétricos, por sua vez interpretados pelo cérebro como cheiros. Nós possuímos cerca de 350 tipos de neurônios sensoriais; animais como cães e ratos têm centenas de vezes mais do que isso.

Via Inovação Tecnológica

Construção em Dubai

quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Essa construção já é bem conhecida de todos, mas para quem não sabe, é um condomínio de casas construído sobre um aterro na forma de folhas de palmeira, em Dubai.




Mais fotos no Lango Lango

Mambo No. 00000101

É... sem comentários!!



Trilha sonora: Lou Bega - Mambo No. 5 (isso é pra quem não entendeu o título do post!)

Via Asttro

Formigas robóticas podem ser pedreiros em Marte

As recentes descobertas de gelo em Marte, além de um solo comparável ao da Terra, feitas pela sonda espacial Phoenix, já tiveram o primeiro resultado prático: soltar a imaginação dos roboticistas, que vislumbraram uma oportunidade para que a exploração espacial possa ser feita com robôs - mais especificamente, com robôs minúsculos, do tamanho de formigas.

"Pequenos robôs capazes de trabalhar em conjunto poderão explorar o planeta. Nós sabemos que há água e poeira, então tudo o que nós precisamos é de algum tipo de cola para começar a construir estruturas, como casas para os cientistas humanos," afirma Marc Szymanski.

O pesquisador alemão participa do projeto de pesquisas I-Swarm, o mesmo grupo que projetou os nanitos, microrrobôs milimétricos capazes de agir coletivamente, imitando o comportamento de enxames de insetos, como formigas, cupins e abelhas.

A idéia agora é utilizar minúsculos robôs que ajam como uma colônia de formigas, cooperando entre si para desempenhar uma tarefa comum - a construção das primeiras obras civis, que poderão ser aproveitadas pelos astronautas, quando eles chegarem ao planeta.

Os pesquisadores estão de olho na capacidade que formigas e cupins têm para construir galerias e estruturas elevadas e esperam usar os mesmos mecanismos para levantar estruturas que possam ser úteis ao ser humano.

Os pesquisadores também estão construindo microrrobôs capazes de se unir para formar robôs maiores, capazes de desempenhar as tarefas que não sejam acessíveis aos microrrobôs individualmente.

A exploração espacial é apenas uma das utilidades que os pesquisadores vêem para seus enxames de microrrobôs. "Enxames de robôs são particularmente úteis em situações onde você necessite de alta redundância. Se um robô apresenta defeito ou é danificado, ele não causa o fracasso da missão porque outro robô simplesmente vem para ocupar seu lugar," diz Szymanski.

Essas situações incluem operações em águas profundas, em minas, consertos de grandes equipamentos, limpeza de poluentes, principalmente no caso de derramamentos de óleo e, no futuro, até mesmo aplicar tratamentos no interior do corpo humano, em operações menos invasivas do que as cirurgias tradicionais.

Os microrrobôs usam luz infravermelha para comunicarem-se uns com os outros, cada um sinalizando para o mais próximo até que todo o enxame esteja informado. Por exemplo, quando um deles encontra um obstáculo, ele pode sinalizar para os outros para circundar o objeto e tirá-lo do caminho.

Um grupo de microrrobôs, pouco maiores do que uma moeda, utiliza rodas para se mover, tendo seus motores alimentados por baterias. Um outro modelo, que incorpora o conceito de formigas robóticas, é alimentado pela energia capturada por células solares e se move por meio de vibrações.

Via Inovação Tecnológica