Sistema regenerativo chega às bicicletas

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, estão adaptando para as bicicletas o sistema regenerativo já utilizado nos carros de Fórmula 1 e nos veículos híbridos e elétricos.

O sistema regenerativo captura a energia criada durante as frenagens, liberando-a quando os veículos precisam acelerar, economizando combustível e aumentando o rendimento.

Agora as bicicletas poderão contar com o mesmo sistema. A energia cinética dos freios é transformada em energia elétrica, que aciona um motor elétrico auxiliar nos momentos de maior esforço do ciclista.

O sistema todo, incluindo as baterias onde a energia é armazenada, fica num invólucro localizado no cubo da roda traseira. Esse projeto compacto permitirá que o equipamento seja utilizado em virtualmente qualquer bicicleta, mesmo naquelas fabricadas antes da criação do "cubo inteligente."

Vi no Inovação Tecnológica

HP lança site em portunhol coxo

segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Decepção. Indignação. Burrice.

Essas são as palavras que me vêm à mente pra descrever o site que a HP lançou para divulgar o HP Touchsmart no Brasil.

Está totalmente em portunhol... e do ruim!!

Expressões como HP Touchsmart princos, Cursos de m e Ponha suas ms sobre ele fazem parte de uma série de erros incompreensíveis das regras gramaticais e do vocábulo tupiniquim. Além dos vídeos (in)explicativos EM ESPANHOL.

Faço minhas as palavras do Carlos Cardoso, do Meio Bit: "Considero isso um total e completo descaso com um mercado maior do que toda a América do Sul combinada. Querem vender aqui? Façam como Dell, Microsoft, Oracle, Borland e IBM: Aprendam nosso idioma."

Vi no Meio Bit e não acreditei. Se quiser ver com seus próprios olhos, acesse o site.

SanDisk desenvolve MicroSD de 128 GB

sexta-feira, 24 de outubro de 2008
É regra que as memórias flash eventualmente dobrem de tamanho e a SanDisk parece estar olhando para o futuro, quando estarão disponíveis os cartões MicroSD de 128 GB.

De acordo com o CEO da SanDisk, os cartões não estarão disponíveis até 2011 e serão no formato SDHC. Atualmente, os cartões MicroSDHC de maior capacidade são de 8 GB (os de 16 GB serão lançados brevemente).

Pense na quantidade de entulho que você pode colocar num cartão desse!! Tem mais espaço do que muito HD por aí, nesses Positivos da vida!!

Via CrunchGear

Flor incandescente

A ciência revela a beleza das coisas não planejadas. Esta "flor incandescente" é o resultado de um processo de crescimento de nanotubos de carbono que não saiu exatamente como os pesquisadores esperavam.

A imagem é uma das vencedoras do concurso Nikon Small World 2008, que premia as melhores fotos feitas com técnicas de microscopia. Ela foi feita pelo professor Paul Marshall, do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá.

A imagem foi criada utilizando uma Nikon CoolPix E995 e um microscópio estéreo Nikon SMZ-10, com uma ampliação de 30 vezes.

Via Inovação Tecnológica

"Sistema imunológico" artificial vai criar chips tolerantes a falhas

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pesquisadores ingleses estão se inspirando no funcionamento do sistema imunológico humano para construir chips capazes de se autodiagnosticar e corrigir suas próprias falhas sem a necessidade de qualquer intervenção externa.

Batizado de Sabre - Self-healing cellular Architectures for Biologically-inspired highly Reliable Electronic systems (Arquiteturas celulares autocurativas para sistemas eletrônicos de alta confiabilidade biologicamente inspirados), o projeto está sendo conduzido por especialistas de quatro universidades.

Apesar da alta confiabilidade alcançada pela indústria eletrônica atual, com um número mínimo de relatos de falhas de sistemas ocasionadas por defeitos no hardware, a disseminação dos sistemas eletrônicos está exigindo cuidados adicionais com equipamentos que lidam diretamente com a vida humana, entre os quais os sistemas embarcados em aviões, carros e prédios.

Nestes casos, uma falha quase nunca dará tempo para que os engenheiros possam diagnosticá-la e corrigi-la antes que ela cause danos muito sérios. O ideal, nessas condições, é que o próprio hardware detecte a falha e tome medidas para que o equipamento funcione adequadamente mesmo sem a parte que apresentou defeito.

Estudando como o sistema imunológico humano funciona, os pesquisadores estão construindo uma estrutura de "células" capazes de funcionar de maneira integrada e coordenada para defender a integridade do sistema e garantir que os programas possam rodar sem falhas. Eles estão criando um verdadeiro sistema imunológico artificial inteiramente eletrônico.

Com previsão para durar três anos, o projeto Sabre pretende criar uma nova plataforma que poderá ser utilizada em aviões, sistemas de frenagens antitravamento de veículos, robôs espaciais e satélites artificiais, assim como no controle de processos industriais e nos sistemas de desligamento automático de redes de computadores.

Via Inovação Tecnológica

[Off topic] Gerador de latas de refrigerante

Brincadeira interessante pra blogueiros de plantão. Clique na lata do Technolelo pra acessar o site.


O Gustavo do Lango Lango tá fazendo coleção de latinhas. Faça uma bem bonita e mande pra ele postar no blog.

Vi no Estranhos Europeus / Lango Lango

Universidades finalmente chegam à Era Digital

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Um grupo composto por 23 universidades norte-americanas lançou um projeto chamado HathiTrust. O conceito é compartilhar todo o conteúdo digitalizado de seus livros em um único lugar.

Contando com milhões de exemplares digitais de universidades de respeito como as de Michigan e Chicago, a quantidade de informação impressiona. Segundo os responsáveis, o acervo do HathiTrust possui 78 Terabytes!

Por enquanto é possível acessar o conteúdo do projeto através do sistema de busca da biblioteca da Universidade de Michigan.

Desde que adentrei no mundo digital, lá pelos idos de 96, ouço falar dessa história de biblioteca digital, universidades compartilhando informações e acervo, blá blá blá...
Engraçado como só agora, 12 anos depois do BOOM da internet, é que conseguiram disponibilizar esse tipo de recurso. Agora, se universidades gigantescas e podres de ricas como a Universidade de Illinois, a Universidade de Indiana e a Universidade da Califórnia só fizeram isso agora, imagina quando isso será realizado no Brasil!! Xiiii, vai demoráááááá!!!

Via Meio Bit

Sente-se doente? Pergunte ao Dr. House

quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Este "Dr. House virtual" foi desenvolvido pela Fox, canal americano que transmite o seriado, em parceria com a Oddcast. A empresa de tecnologia é especializada em marketing virtual e a ação é para promover a quinta temporada da série.

Quer se consultar também? Então digite a sua pergunta na janela abaixo para Dr. Gregory House. Mas cuidado com as patadas que levar, tipo "Precisaremos remover toda a sua cabeça! Não se preocupe, não dói!" ou se ele responder cinicamente "você quer um abraço?"

Atenção: as respostas são em inglês, então as perguntas devem ser feitas na mesma lingua.

Carros comuns poderão ser convertidos em híbrido-elétricos

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Com os elevados preços do petróleo, os veículos híbrido-elétricos estão cada vez mais atraindo a atenção dos consumidores. Embora muito eficientes, eles ainda são produzidos em pequena escala, o que faz com que a maioria dos modelos usados disponíveis custe mais caro do que um modelo zero quilômetro.

Mas uma solução pode estar a caminho para quem gostaria de ter um veículo híbrido e não gostaria de esperar - transformar o seu veículo atual, movido a gasolina, álcool ou diesel em híbrido elétrico.

A pesquisa está sendo feita por engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, com o objetivo de testar a viabilidade técnica e econômica da transformação. Os desafios são grandes, porque os veículos híbridos incorporam conceitos que não foram pensados no projeto e fabricação dos veículos tradicionais a combustível líquido.

Os engenheiros alemães planejam criar uma plataforma de tecnologia aberta que permitirá o teste e a otimização de todos os sistemas necessários à hibridização - a conversão do veículo de combustível líquido para híbrido combustível líquido-elétrico. A plataforma deverá incluir a interação dos diversos equipamentos em condições reais de tráfego.

Os testes estão sendo feitos em um Audi Roadster. "Nós somos especialistas no projeto de sistemas de eletrônica de potência que são tão compactos que eles podem ser facilmente acomodados nos espaços restritos de um veículo de série," diz o Dr. Martin März, que está coordenando o projeto.

Ao contrário dos carros híbridos japoneses, que já utilizam uma plataforma mais pensada para os veículos elétricos do que para os veículos atuais, a proposta da equipe do Dr. März é criar modificações que mexam o mínimo possível na motorização do carro.

Os principais componentes adicionados na conversão serão dois motores elétricos, que serão instalados no centro do eixo traseiro, cada qual ficando responsável pelo acionamento de uma roda. Com isto, não será preciso mexer no sistema de tração dianteira tradicionalmente utilizado nos carros de passeio, que será mantido.

Esse enfoque permitirá a integração de funções adicionais ao veículo convertido em híbrido, como a tração integral (tração 4 x 4) temporária.

Segundo os engenheiros, o custo de conversão de veículo para híbrido não será maior do que o custo de um opcional, como bancos de couro, por exemplo.


Via Inovação Tecnológica

Bell e Telus anunciam rede 4G no Canadá

sábado, 11 de outubro de 2008
A Bell e a Telus anunciaram ontem (10/10/2008) que escolheram a o LTE (Long Term Evolution) como o padrão de suas redes celulares 4G.

O padrão, teoricamente, oferece velocidades de download de até 100Mbps, contra os 7,2Mbps das redes 3G mais velozes; a latência baixa faz com que jogos multiplayer e streaming de vídeos sejam possíveis também.

As duas operadoras anunciaram que terão a rede 4G funcionando em 2010. A Bell, mais especificamente, disse que terá o LTE funcionando durante os Jogos de Inverno, no começo do dito ano. Nos EUA, a Verizon planeja mudar para 4G na mesma época, seguida pela AT&T.

Via Electronista / Blog do iPhone

Tokyo Game Show tem 879 novos jogos, de mais de 200 expositores

quinta-feira, 9 de outubro de 2008
A 13ª edição da feira de jogos Tokyo Game Show abriu nesta quinta-feira (09/10) com 209 expositores de 14 países, apresentando 879 games. O evento espera que 180 mil pessoas circulem durante a exposição.

A Tokyo Game Show é um dos três maiores eventos mundiais de games, após o E3 dos Estados Unidos e o Leipzig Games Convention, na Alemanha.

Os games para Nintendo DS compõem 18,7% de todos os títulos do show - a maior porcentagem por console. Eles são seguidos por jogos para celular com 18%. O crescimento de games para celulares tem sido observado na feira há alguns anos, e contribuído para o salto no número de títulos e expositores frequentando a feira.

Os títulos para PC estão em terceiro lugar, com 17,5% do total, seguidos por games portáteis, como o PlayStation Portable (PSP), com 7,8%, e o Nintendo Wii, responsável por 7,1% dos jogos apresentados.

O foco das atenções, contudo, está nos títulos para os consoles campeões de vendas PlayStation 3, PlayStation 2 e Xbox 360 - a Microsoft promete apresentar novidades sobre esta plataforma durante o Fórum do evento.

Via Yahoo! Tecnologia

Apple processada por vender muitos iPhones

O norte-americano William Gillis processou a Apple e a AT&T por venderem muitos iPhones nos EUA, noticiou o AppleInsider. O excesso de terminais móveis causa constantes problemas de lentidão e desempenho na rede 3G da operadora, além de falhas nas ligações.

No processo de 18 páginas, o cliente reclama dos problemas de energia nas torres de celular causados por iPhones 3G com algoritmo problemático, que atrapalha a conexão dos demais aparelhos ao serviço de voz e dados da AT&T. Ele alega que o iPhone claramente foi vendido em excesso, ultrapassando o limite de capacidade máxima da rede da operadora.

Gillis pretende ganhar a ação, fazendo com que cada cliente da AT&T na Califórnia receba uma compensação se estiverem experimentando problemas de performance baixa em seus iPhones 3G, e pretende ainda que a Apple coloque algo escrito nas embalagens para informar aos usuários desses possíveis problemas.

Não é a primeira vez que isso acontece. Segundo a PC Magazine, uma usuária do Alabama, Jessica Smith, também processou a Apple por motivo semelhante. O problema, então, era uma falha no firmware, que degradava o desempenho da conexão 3G. O caso de Smith foi amplamente noticiado por diversos veículos como o Information Week, MacNN e ArsTechnica. O blog GearLog recolhe reclamações de usuários que remontam desde o dia de lançamento, em 11 de julho deste ano.

Ainda segundo a Infomation Week, a Apple reconheceu o problema e lançou em agosto uma atualização do firmware do aparelho, que deveria acabar com o problema. Mas algumas das falhas persistem - e isso, somado ao argumento de que a quantidade de aparelhos ultrapassou o limite da rede 3g, levou Gillis a abrir novo processo contra a empresa.

Via Yahoo! Tecnologia

Isso pra mim, é gente com vontade de ganhar um dinheiro fácil!! Como esse cara sabe que o problema é o excesso de iPhones 3G?? Não será um simples problema da rede da AT&T?? Ou um número muito grande de dispositivos 3G, não necessariamente iPhones?? Tô falando, é cada um que num vale 1/4!!

BlackBerry Storm

quarta-feira, 8 de outubro de 2008
A Vodafone do Reino Unido anunciou o lançamento do novo telefone celular touchscreen BlackBerry Storm, da Research In Motion.

O aparelho possui uma tela de 3,25 polegadas com resolução de 360×480 pixels, câmera integrada de 3,2 megapixels, GPS, Wi-Fi, acelerômetro embutido, 1GB de memória (com slot para cartões microSD de até 16GB), browser com suporte a RSS, porta para fones de ouvido de 3,5 milímetros e uma grande gama de capacidades multimídia, incluindo sincronização com o iTunes.

A RIM promete, com uma bateria removível de 1.400mAh, uma autonomia de 6 horas de conversação e 15 dias em modo de espera. O aparelho em si mede 1,13×6,22×1,39 centímetros, pesando 155 gramas, contra 1,16×6,21×1,23 centímetros e 133 gramas do iPhone.

Para superar o iPhone 3G, o Storm oferece “a primeira touchscreen clicável”, com um teclado que responde de forma semelhante a um modelo físico (a tela, de fato, afunda), segundo a RIM. Além de suportar as funções copiar/colar e possibilitar a edição de documentos nos formatos Word, Excel e Powerpoint com o software Documents To Go.

Seu preço de comercialização — na Europa, Índia, Austrália e Nova Zelândia (nos Estados Unidos, ele será lançado pela Verizon Wireless) — ainda não foi divulgado.


Via MacMagazine

Internet é liberada em telecentros da prefeitura até para pornografia

Nos centros de Inclusão Social da Prefeitura de Vitória, o acesso à Internet é liberado. Sem restrições. A reportagem multimídia da Rede Gazeta visitou três dos 22 telecentros que fazem parte do projeto da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda e apenas em um deles encontrou obstáculos para acessar sites com conteúdo pornográfico.

Moradores da Capital podem ficar o período de uma hora navegando pela rede. Após fazer um simples cadastro na unidade do Parque Moscoso, por exemplo, o repórter visualizou cenas de pessoas em pleno ato sexual e conseguiu se comunicar através dos chats (salas de bate papo online). Nesse espaço, foi usado o apelido de "MLK 15 Anos" e, em pouco tempo, vieram mensagens como : "Quero te ensinar o que você não sabe", "Vou cuidar desse neném".



O segundo destino foi Jardim da Penha, onde foram abertas páginas com fotos de sexo, filmes, lesbianismo e festas eróticas. Desta vez o tema do chat era "sexo virtual" e em menos de dois minutos o suposto garoto foi chamado. Uma integrante de apelido "Adoro P..." convidou para uma relação ao vivo através de exibição de vídeos.

Para o gerente de Inclusão Social da prefeitura, Gilcério Januário da Silva, a principal missão dos centros é oferecer, com integridade, o que está disponível na internet. "Não temos sites bloqueados. A proposta é ter o mesmo que se teria em casa. O interessante, é o nosso trabalho de ensinar o que bom", disse.

Esse tipo de acesso totalmente liberado é uma política muito problemática, pois imagine seu filho indo pra estudar, fazer alguma pesquisa, e começam a "brotar" pop-ups pornográficos... Em casa, eu sei o que ele acessa, mas num lugar desses...

Via Asttro / Gazeta on-line

Campus Party Brasil 2009


Já estão abertas as inscrições para o Campus Party Brasil 2009, o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do país.

Após 12 edições na Espanha, em 2008 a Campus Party iniciou seu processo de internacionalização, e o Brasil foi o primeiro lugar escolhido, seguido por Colômbia e El Salvador.

Este ano, o evento ocorrerá em outros países latino-americanos, como Argentina, Chile, Peru e México.

De 19 a 25 de Janeiro de 2009. Inscrições abertas.

Instalação do Symantec Endpoint Protection Manager

Guia de instalação da Symantec para o excelente Endpoint Protection Manager.

Excelente se você está em ambiente coorporativo, para uso residencial, prefiro o Norton Internet Security 2007.

Aqui. Em português.

HTC Touch Diamond ganha mais seis cores

Depois de uma versão branca (que somou-se à original, preta), o Touch Diamond, da HTC, apareceu agora em seis novas cores: azul, chocolate, rosa, amarela, roxa e vermelha.



De resto, nada mudou no aparelho, segundo especificações encontradas no site de uma rede varejista francesa e, ao menos por enquanto, não há informações de disponibilidade mundial. Na França, cada um sai por 439 euros (aproximadamente R$1.300).

Via MacMagazine

Inauguração

terça-feira, 7 de outubro de 2008
Olá

Meu nome é Rogério Cidade e estou inaugurando o Technolelo.

Aqui vou falar sobre tecnologia como um todo, não importando o tema.

Vou tambem falar sobre as minhas experiências com informática: manutenção, administração de redes Windows Server 2003, ISA Server, etc.

Se você gosta de tecnologia tanto quanto eu, sinta-se a vontade.