Vende-se ônibus espacial. Tratar: NASA

terça-feira, 23 de dezembro de 2008
A NASA pretende aposentar os ônibus espaciais em 2010. Mas ao invés de desmontá-los, vai vendê-los para museus e instituições educacionais.

O objetivo da agência espacial norte-americana é que os ônibus espaciais e seus motores (que podem ser vendidos separadamente) sejam expostos ao público, em locais fechados e com controle climático suficiente para dar-lhes longa vida depois da aposentadoria.

Aos interessados, a NASA avisou que fará o transporte aéreo dos ônibus espaciais até a cidade de destino. Os ônibus espaciais são transportados em cima de um avião Boeing 747 modificado especificamente para essa tarefa. O transporte do aeroporto até o destino final ficará a cargo do comprador.

Além do preço a ser ofertado - que se especula esteja ao redor de US$40 milhões para cada ônibus espacial já sem os motores - as instituições interessadas deverão comprovar capacidade para colocar os ônibus espaciais e os motores em demonstração para o público, atraindo uma audiência sobretudo de estudantes.

Os ônibus que serão vendidos são a Endeavour, a Atlantis e a Discovery. Foram construídos outros três ônibus espaciais, sendo o primeiro o Enterprise, um protótipo que não chegou a fazer missões espaciais. A Challenger foi destruído durante o lançamento em 28 de Janeiro de 1986 e a Colúmbia durante a reentrada na atmosfera, em 1º de Fevereiro de 2003.

Para substituir os ônibus espaciais, a NASA está construindo uma série de foguetes e naves dentro do Programa Constellation. A agência espacial mantém um site com informações sobre a migração dos ônibus espaciais para os foguetes Constellation no endereço www.nasa.gov/transition.

Via Inovação Tecnológica

Resumo dos Boletins de Segurança Microsoft - Dez/2008

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

[CAIS, 09.12.2008]


A Microsoft publicou 8 boletins de segurança em 9 de dezembro, que abordam ao todo 28 vulnerabilidades que afetam produtos Microsoft. Estas vulnerabilidades permitem desde o contorno de autenticação até a execução remota de código.

No momento da publicação deste resumo há código malicioso (exploit) disponível que explora uma vulnerabilidade do boletim MS08-070 (CVE-2008-3704).


Severidade

  • Crítica

    • MS08-070: Vulnerabilidades no Visual Basic 6.0 Runtime Extended Files
      Múltiplas vulnerabilidades nos controles ActiveX permitem a execução de código.

    • MS08-071: Vulnerabilidades no GDI
      Múltiplas vulnerabilidades de buffer overflow permitem a execução de código com os direitos do usuário.

    • MS08-072: Vulnerabilidades no Microsoft Office
      Múltiplas vulnerabilidades permitem execução de código no Microsoft Office.

    • MS08-073: Vulnerabilidades no Internet Explorer
      Múltiplas vulnerabilidades de buffer overflow permitem a execução de código com os direitos do usuário.

    • MS08-074: Vulnerabilidades no Microsoft Office Excel
      Múltiplas vulnerabilidades permitem execução de código no Microsoft Office.

    • MS08-075: Vulnerabilidade no Windows Search
      Múltiplas vulnerabilidades de buffer overflow permitem a execução de código com os direitos do usuário.

  • Importante

    • MS08-076: Vulnerabilidades nos Componentes Windows Media
      Múltiplas vulnerabilidades de buffer overflow permitem a execução de código com os direitos do usuário.

    • MS08-077: Vulnerabilidade no Microsoft Office SharePoint Server
      Vulnerabilidade no SharePoint Server permite que a autenticação seja contornada.

  • Moderada

    • Nenhum boletim

  • Baixa

    • Nenhum boletim

O sistema de classificação de severidade das vulnerabilidades adotado pelo CAIS neste resumo é o da própria Microsoft. O CAIS recomenda que se aplique, minimamente, as correções para vulnerabilidades classificadas como Críticas e Importantes. No caso de correções para vulnerabilidades classificadas como Moderadas o CAIS recomenda que ao menos as recomendações de mitigação sejam seguidas.

  • Critica Vulnerabilidades cuja exploração possa permitir a propagação de um worm sem a necessidade de interação com o usuário.
  • Importante Vulnerabilidades cuja exploração pode resultar no comprometimento de confidencialidade, integridade ou disponibilidade de dados de usuários ou a integridade ou disponibilidade de recursos de processamento.
  • Moderada exploração é mitigada significativamente por fatores como configuração padrão, auditoria ou dificuldade de exploração.
  • Baixa uma vulnerabilidade cuja exploração seja extremamente difícil ou cujo impacto seja mínimo.


Correções disponíveis

Recomenda-se atualizar os sistemas para as versões disponíveis em:

Via RNP

Google distribui adesivos do GMail

Para os fãs do GMail, como eu, que queiram alguns adesivos maneiros, na faixa.

Voltem aos costumes de 10 ou 15 anos atrás e escrevam uma carta para:

Send me some Gmail stickers already

P.O. Box 391420

Mountain View, CA 94039-1420

O fã deve colocar no envelope um cupom de resposta, que pode ser encontrado em agências centrais dos Correios.

Via Caderno de Tecnologia do O Globo (RSS)

Microsoft lançará Zune Phone em 2009, diz site

Após anos de rumores e interrupções de projetos, a Microsoft vai lançar seu modelo de smartphone. É o que afirma o site Wired. Segundo o portal, o diretor-executivo da gigante dos softwares, Steve Ballmer, vai anunciar a novidade durante a CES, um evento para consumidores de produtos eletrônicos, em Las Vegas, no dia 7 de janeiro de 2009.

A informação foi dada em um dos blogs do "Wall Street Journal", que a creditou ao analista da Global Equities Research, empresa de serviços para a internet. O blog diz ainda que o aparelho combinará as características do tocador de músicas Zune com o design do aparelho Danger Sidekick, com "intensificação máxima" das características de ambos os produtos.

O aparelho Danger Sidekick, produzido por uma subsidiária da Microsoft, será inspiração para o Zune Phone, diz site americano.

"Isso significa que vai haver um teclado físico e uma tela grande para acomodar os pesados elementos de multimídia. Podemos esperar características copiadas de outros telefones. Ficaremos chocados se o Zune Phone não vier com capacidades multifuncionais sensíveis ao toque", ironiza o site, em alusão ao concorrente fabricado pela Apple, o iPhone.

No ano passado, a Microsoft estava trabalhando em um protótipo de aparelho, cujo apelido era Pink.

Se for realmente concretizada, a informação aponta para o surgimento da Microsoft num mercado que rendeu US$ 4,6 bilhões para a Apple no último trimestre.

Gosto quando uma compania do tamanho da Microsoft decide se arriscar em um mercado tão competitivo como o de celulares/PDA. Normalmente, o hardware da Microsoft é de ótima qualidade (vide mouses, teclados, webcams e Xbox 360). Mas se o design for igual ao do Sidekick, teremos mais um rival para a Nokia, e não para a Apple.

Via FolhaOnline (RSS)