Vende-se ônibus espacial. Tratar: NASA

terça-feira, 23 de dezembro de 2008
A NASA pretende aposentar os ônibus espaciais em 2010. Mas ao invés de desmontá-los, vai vendê-los para museus e instituições educacionais.

O objetivo da agência espacial norte-americana é que os ônibus espaciais e seus motores (que podem ser vendidos separadamente) sejam expostos ao público, em locais fechados e com controle climático suficiente para dar-lhes longa vida depois da aposentadoria.

Aos interessados, a NASA avisou que fará o transporte aéreo dos ônibus espaciais até a cidade de destino. Os ônibus espaciais são transportados em cima de um avião Boeing 747 modificado especificamente para essa tarefa. O transporte do aeroporto até o destino final ficará a cargo do comprador.

Além do preço a ser ofertado - que se especula esteja ao redor de US$40 milhões para cada ônibus espacial já sem os motores - as instituições interessadas deverão comprovar capacidade para colocar os ônibus espaciais e os motores em demonstração para o público, atraindo uma audiência sobretudo de estudantes.

Os ônibus que serão vendidos são a Endeavour, a Atlantis e a Discovery. Foram construídos outros três ônibus espaciais, sendo o primeiro o Enterprise, um protótipo que não chegou a fazer missões espaciais. A Challenger foi destruído durante o lançamento em 28 de Janeiro de 1986 e a Colúmbia durante a reentrada na atmosfera, em 1º de Fevereiro de 2003.

Para substituir os ônibus espaciais, a NASA está construindo uma série de foguetes e naves dentro do Programa Constellation. A agência espacial mantém um site com informações sobre a migração dos ônibus espaciais para os foguetes Constellation no endereço www.nasa.gov/transition.

Via Inovação Tecnológica

0 comentários:

Postar um comentário