Governo britânico pede desculpas a Alan Turing

sexta-feira, 11 de setembro de 2009
O primeiro-ministro britânico assinou um pedido de desculpas formal a Alan Turing, pelos maltratos sofridos na década de 50. A esse pedido, juntou-se uma petição com mais de 30.000 assinaturas, que pode acelerar o processo de tornar postumamente o pai da moderna ciência da computação em cavaleiro.


Turing foi preso em 1952. Seu crime: ter assumido sua homossexualidade (isso era crime, na época). Após o julgamento, deram-lhe a escolha da pena: ser preso ou castrado quimicamente. Ele escolheu a segunda! Ele morreu dois anos mais tarde de envenenamento por cianeto, caracterizando suicídio.

Após ter escrito várias teorias computacionais na década de 30, Alan Turing ganhou renome durante 2ª Grande Guerra, ao direcionar esforços para decifrar o sistema de criptografia Enigma, usado pelos nazistas para comunicação.

Turing também foi pioneiro na área de Inteligência Artificial e no processo de testes de um sistema AI, que consiste em enganar um humano, fazendo-o pensar que conversa com outra pessoa, e não com uma máquina. Essa metodologia ainda hoje é chamada de teste de Turing.

No começo deste ano, o cientista da computação John Graham-Cumming lançou uma petição online pedindo a anulação da acusação. Na data deste artigo, a petição já conta com 31.277 assinaturas.

Gordon Brown assinou o pedido de desculpas, dizendo: "não é exagero nenhum dizer que, sem sua contribuição (Turing), a história da 2ª Guerra Mundial seria bem diferente... o débito que temos com ele, torna tudo muito mais horripilante... ele foi tratado desumanamente. Então, em nome do governo britânico e de todos aqueles que vivem livremente graças ao trabalho de Alan Turing, eu estou muito orgulhoso de dizer: nos desculpe, você merecia um tratamento melhor."

Via Geeks are Sexy

PS: eu assinei ^^

0 comentários:

Postar um comentário