OS/2 ressucitado acena para o mercado

sexta-feira, 4 de setembro de 2009
O sistema operacional OS/2, originalmente criado por uma parceria entre a IBM e a Microsoft e mais conhecido aqui no Brasil por sua versão “Warp”, lançada na mesma época que o Windows 95, está longe dos holofotes da indústria da informática há alguns anos – mas não está morto. Uma prova é o lançamento nesta semana do eComStation 2.0 RC7 Silver, um sistema operacional que é seu descendente direto.

O sistema é como uma versão “OEM” do OS/2, baseada na última versão comercial (a 4.0) com várias modificações e melhorias, desenvolvida pela Serenity Systems em parceria com a IBM, Mensys e outras empresas. Em relação à versão RC6, lançada no final do ano passado, esta versão traz a correção de mais de 250 bugs.

Além disso tem novos recursos como o suporte a chips de som “Intel HDA” integrados nas placas-mãe modernas, um novo driver de vídeo VESA, possibilidade de instalação do cliente Netware junto ao sistema, interface para a ferramenta de redimensionamento de disco, suporte a processadores multi-core (como o Intel Core 2 Duo e Athlon 64 X2) e muito mais.

Vale lembrar que a Microsoft interrompeu a parceria com a IBM nos primeiros anos do OS/2 e desenvolveu seu próprio sistema operacional empresarial, o Windows NT, que evoluiu para o Windows 2000 e, deste, para os atuais Windows Server e também para os sistemas domésticos XP e Vista. Devido ao sucesso do NT e descendentes, o OS/2 acabou caindo no esquecimento.

A nova versão pode ser baixada gratuitamente por qualquer usuário que tenha uma assinatura válida do “Software Subscription Services”, um serviço que dá direito a uma licença do eComStation 1.2 e atualização gratuita para qualquer versão do sistema lançada no período de um ano. A assinatura custa US$ 259. Mais informações sobre o eComStation podem ser encontradas o site oficial, em www.ecomstation.com.

Via Geek

0 comentários:

Postar um comentário