Gadget ajuda a matar mosquitos e prevenir doenças

terça-feira, 24 de março de 2009
O combate aos mosquitos parece realmente estar na mira dos cientistas. Depois da idéia do laser que pulverizaria a praga surge o ProVector Bt, armadilha em forma de flor que se aproveita de características do mosquito que poucos conhecem.

Thomas Kollars, da Universidade da Geórgia do Sul se baseou na premissa de que, embora apenas as fêmeas piquem, os mosquitos machos preferem sugar o néctar das flores ao invés de sangue humano, e daí teve a idéia de construir uma armadilha que lembrasse uma flor. Uma vez exterminados os machos, os mosquitos acabam em até 15 dias, ciclo de vida máximo desses insetos.

Feita do mesmo plástico utilizado para confeccionar capacetes de futebol, o ProVector Bt é dividido em quatro cores, vermelho, azul, verde e amarelo, utilizadas especialmente por serem as cores que atraem diversos tipos de mosquitos. O gadget foi desenvolvido para ajudar a diminuir a incidência de doenças como febre amarela, malária, dengue e outras, em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, uma vez que tem uma produção barata.

Apesar do objetivo mortal da flor de plástico, Kollars não deixou de pensar no meio ambiente quando planejou seu invento. A flor é alimentada com o biopesticida Bt, que age de forma seletiva, matando apenas os mosquitos. Uma tela no centro do produto também garante que apenas a “boca em formato de tubo” do inseto possa passar, garantindo que outras espécies não caiam na armadilha.

Outro modelo, o ProVector M, tem a capacidade de matar apenas o parasita que causa a malária, deixando o mosquito vivo para não desequilibrar o ecossistema, noticiou o site WSAV.

“Enganamos os mosquitos para que venham até a armadilha e comam-na”, disse Kollars. “Esse é um aparato muito ecológico que utiliza um biopesticida seguro, então pode ser seguramente utilizado em residências. Nenhum pesticida é borrifado no ambiente”, completou.

Em testes realizados em um instituto de pesquisa, o produto exterminou entre 50% a 100% dos mosquitos em questão de dias.

Segundo o site New Scientist o ProVector Bt está sendo atualmente testado nas matas de Porto Rico e em vários outros países, e a Medical Infusion Technologies pretende produzir e revender o produto ainda este ano. O preço será de aproximadamente US$ 10, com o refil valendo apenas US$ 1.

Via Geek

0 comentários:

Postar um comentário