IBM negocia compra da Sun

quarta-feira, 18 de março de 2009

A IBM está negociando a compra da Sun Microsystems, afirma reportagem do Wall Street Journal desta quarta-feira (18/03).

A gigante azul teria oferecido 6,5 bilhões de dólares em dinheiro, diz a reportagem, sem citar fontes. Este valor é quase o dobro do que valiam os papéis da Sun no fechamento do mercado de ações, na terça-feira (17/03), quando cada ação estava cotada a 4,97 dólares.

A IBM e a Sun competem no mercado de servidores, computadores de alto desempenho, para o mercado corporativo.

A Sun registrou receita de 3,2 bilhões de dólares no último trimestre de 2008, cerca de 1,2 bilhão de dólares só das vendas de servidores. O resultado coloca a Sun em quarto lugar no mercado de servidores, atrás da IBM, HP e Dell. Apesar de trazer pouca receita, a Sun possui ainda um negócio de softwares, que registrou receita de 42 milhões de dólares, do sistema operacional Solaris. Além disso, a Sun possui softwares open source, incluindo a base de dados MySQL, que ainda não conseguiu monetizar.

Uma fusão entre a IBM e a Sun pode trazer benefícios às duas empresas, segundo o diretor de programa da European System Infrastructure Soluctions da IDC, Nathaniel Martinez. Com relação ao MySQL, “trazendo a IBM para o cenário, com sua ajuda em serviços, em um futuro as licenças poderiam se transformar em dólares de verdade”, diz o diretor.

A Sun também possui uma grande base de servidores instalada, muitos migrando para o Linux. Um acordo seria uma forma de a IBM incorporar os clientes da Sun que usam servidores baseados em RISC, diz Martinez.

Via IDG Now!

0 comentários:

Postar um comentário